Viagem de estudos para Bento Gonçalves - 4ºs Anos

No dia 09 de abril os aluno e professores dos 4ºs Anos da Escola Santa Maria Goretti, realizaram a Viagem de estudos para Bento Gonçalves, visitando o Parque temático cognominado "Epopeia Italiana", a Vinícola Aurora e o Roteiro Caminhos de Pedra, na Serra Gaúcha.
Com o objetivo de promover integração, aprender de forma diferenciada, possibilitar novos conhecimentos nas diversas áreas e, principalmente, aprendendo de forma significativa os conteúdos tratados em sala de aula.

Caminho de Pedras está localizado em uma região cheia de vales, na serra do Rio Grande do Sul, um caminho aberto a mais de um século, que reune um conjuno lindo de casa onde moraram os imigrantes italianos.
Casas feitas num tempo díciicl, onde não haviam opções e erguer paredes significava encaixar pedras...
Nossos estudantes acompanharam os principais episódios cheios de puro realismo da saga migratória italiana e perceberam as dificuldades enfrentadas por nossos antepassados.
O roteiro Caminhos de Pedra visa resgatar, preservar e dinamizar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à serra gaúcha.


 


Viagem de estudos à Bento Gonçalves - 4º Anos

Com o objetivo de mostrar que o conhecimento não se restringe somente às paredes da sala de aula, mas sim a qualquer lugar, a Escola Santa Maria Goretti promoveu para seus alunos dos 4º Anos a vigam de estudos para Bento Gonçalves.

 

Vivenciando na prática os conteúdos vistos em sala de aula sobre a colonização italiana no Rio Grande do Sul, os alunos realizaram a viagem de estudos a Bento Gonçalves. Além de conhecer essa importante cidade da serra gaúcha, puderam fazer um passeio de trem a vapor pela região da Uva e do Vinho.

Ao soar o sino, todos embarcam nesta viagem repleta de alegria e que traduz o jeito de ser dos imigrantes italianos. São 23 quilômetros de agradável percurso com duração média de 2 horas. 

A animada viagem de uma hora e meia leva à cidade vizinha de Garibaldi. O embarque acontece durante uma degustação de queijos e vinhos e, ao longo do percurso de 23 quilômetros, grupos folclóricos percorrem os vagões cantando e dançando músicas típicas. A recepção em Garibaldi acontece ao som de músicas gaúchas e italianas, enquanto todos degustam filtrado doce e suco de uva.